DA REDAÇÃO: Alto Taquari (MT) dará início ao plantio da soja somente na segunda quinzena de outubro

Publicado em 12/09/2012 10:14 e atualizado em 12/09/2012 15:48
Safra 12/13: Em Alto Taquari (MT), lavouras irão receber chuvas para plantio apenas na segunda quinzena de outubro. Entrega de fertilizantes está atrasada no município e cerca de 60% da produção já foi comercializada. Safra nova é negociada para março a R$60.
Em Alto Taquari (MT), produtores esperavam plantar soja verão ainda em setembro, com término do vazio sanitário, mas chuvas deverão chegar ao município somente na segunda quinzena de outubro, atrasando em um mês semeadura e diminuindo expectativas para o cultivo da safrinha em 2013.

De acordo com estimativa do núcleo Aprosoja e do Sindicato do município, aproximadamente 60% da safra já foi negociada em troca ou venda direta para traders. Segundo o delegado da Aprosoja Alto Taquari, Arthur Flumian Braga, nesta semana a safra nova tem negócios em torno de R$60, mas muitos produtores venderam parte da sua produção a preços mais baixos.

Outra questão que preocupa os produtores do município é o atraso na entrega dos fertilizantes em função da greve nos portos e dos problemas logísticos que atingem o Mato Grosso.

Segundo Braga, esse ano a expectativa é de safra com boa produtividade no município. No entanto, o delegado alerta o produtor sobre a cautela em relação à ferrugem, que deverá ter maior incidência neste ciclo em função do alongamento das chuvas em 2012.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado