DA REDAÇÃO: Cerca 250 cidades da Bahia são atingidas pela maior seca dos últimos 50 anos

Publicado em 12/09/2012 14:46 e atualizado em 12/09/2012 17:45
Seca: cerca de 250 municípios na Bahia são devastados pela maior estiagem dos últimos 50 anos. Medidas do Governo não chegam aos pequenos e médios produtores da região. Agricultura de subsistência está acabando, em função da seca.
Na Bahia cerca de 250 municípios são devastados pela maior estiagem dos últimos 50 anos. Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ipirá (BA), José Caetano Ricci de Araújo, a situação persiste desde 2009.

“Em torno de 99% das aguadas tanto públicas como particulares secaram, os produtores que ainda tem algum rebanho estão pagando carros pipa, a preço de ouro, para trazer água de fora da cidade, pois em Ipirá não tem onde pegar água”, afirmou Araújo.

Na região, a agricultura é de subsistência, no entanto, o presidente sinaliza que, em função da seca, já acabou, assim como a pecuária leiteira. “Estamos preocupados, pois choveu em algumas partes do litoral do estado, e parece que mídia entende que choveu no estado inteiro e resolveu o problema da estiagem na Bahia”, explicou. 

Para agravar o quadro, as medidas de apoio do Governo não chegam aos produtores. “Devemos ter em Ipirá em torno de 4 mil propriedades rurais, e ninguém recebeu crédito de emergência do governo, não receberam milho da Conab, isso é propaganda, se isso acontece deve ser em outro município. As medidas não arranham o problema na sua dimensão”, finalizou o presidente.
Por: Rafhael Salomão/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família