DA REDAÇÃO: Soja registra recuperação de mais de 20 pontos em Chicago

Publicado em 19/09/2012 13:48 e atualizado em 19/09/2012 15:23
Grãos: Soja apresenta recuperação em Chicago, com 20 pontos de alta. Possível diminuição na oferta de trigo aumenta preços do cereal. Receio de que a Ucrânia está taxando exportação de trigo pode transferir demanda para o milho.
Após as fortes baixas registradas no início da semana em Chicago, o mercado começa a reagir nesta quarta-feira (19). A soja opera em alta e com mais de 20 pontos de alta nos principais vencimentos.

Segundo o operador de mesa, Bruno Perottoni, o mercado esteve voltado para o milho e trigo durante a madrugada, e algumas casas falando que a Ucrânia irá taxar as exportações de trigo, em função da estiagem que atingiu o país.

“O mercado está voltado para isso, o que poderia trazer uma transferência de demanda para o mercado de milho. Por enquanto, a soja fica um pouco de lado recuperando as perdas, e o mercado vendo esses dados”, explicou Perottoni.

Além disso, a Rússia também está limitando as previsões de colheita, observando as perdas na produção de trigo russa. E no mesmo período em 2010, o país fez a proibição das exportações que deram início ao ciclo de alta nas commodities, conforme disse o operador.

“Então, temos uma transferência de demanda muito grande e a Rússia e a Ucrânia bem representativos no mercado de trigo. Vemos que a demanda permanece firme, o Egito continua comprando trigo na Europa, o que pode ocasionar uma nova corrida”, afirmou.

Já na soja, o mercado volta atenção para o clima na América do Sul com a possibilidade de atraso no plantio da safra da oleaginosa, devido ao tempo seco. Os problemas logísticos no Brasil também irão contribuir para a sustentação do mercado.

Do mesmo modo a demanda permanece firme. E os vencimentos mais longos, março e maio de 2013, estão menores em comparação com os contratos de novembro, quase um US$ 1 abaixo.

“O mercado vai entrar em uma especulação com clima e área plantada na América do Sul, principalmente na Argentina, que tem uma tradição de apresentar problema de clima para a soja. O mercado segue firme, a safra norte-americana já está precificada e temos uma situação bastante apertada de estoques mundiais”, finalizou o operador.

Por: Kellen Severo e
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família