DA REDAÇÃO: Produtores podem perder suas terras com ampliação de reserva indígena no MA

Publicado em 23/10/2012 13:27 e atualizado em 23/10/2012 16:46
Reservas Indígenas: Em Amarante do Maranhão/MA, a Funai quer ampliar uma reserva indígena de 42 para 205 mil hectares, desalojando cerca de 20 mil pessoas. Pequenos produtores também vão perder as suas terras. Nessa nova área vão viver 577 índios.
Na cidade de Amarante (MA) a Funai quer ampliar uma reserva indígena de 42 mil hectares para 205 mil hectares. Tal ação vai desalojar cerca de 20 mil pessoas e os pequenos produtores também irão perder as suas terras. 

Segundo o produtor rural, Emanuel Oliveira, os agricultores constituíram uma comissão para cuidar da ação e esperam que após o julgamento do Mensalão, tenham uma resposta positiva em Brasília.
 
“Em torno de 20 mil pessoas podem perder as suas terras, e hoje tem 577 índios que já tem 42 mil hectares, sem falar que Amarante já tem três reservas indígenas todas marcadas e homologadas”, afirma Oliveira.

Além disso, a Portaria 303 da Advocacia Geral da União (AGU) que trata da demarcação e uso de terras indígenas está suspensa. “E a não conclusão do julgamento da Raposa do Sol deu margem a essas reações das ONGs nacionais e internacionais espalhando insegurança jurídica”, disse Oliveira. 

Ainda na visão do produtor, os índios representam 0,26% da população nacional e possui atualmente 113 milhões de hectares. Com as ampliações nas reservas, os indígenas serão proprietários de 80% do minério brasileiro, como ouro, bauxita e diamante, e também das hidrelétricas, conforme explica o agricultor. 

“Com essa medida o resto dos brasileiros serão pobres minérios, hidrelétricas e estradas. Precisamos de tranquilidade para produzir”, finalizou o produtor rural.
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família