DA REDAÇÃO: Chuvas irregulares prejudicam plantio da soja e arroz em Restinga Seca (RS)

Publicado em 30/10/2012 10:05 e atualizado em 30/10/2012 14:40
Safra 2012/13: Em Restinga Seca (RS) plantio de arroz e soja está atrasado em função das chuvas manchadas. Previsões climáticas não têm se confirmado e produtor está cauteloso quanto aos investimentos nas lavouras. Expectativa é de que clima se normalize na segunda quinzena de novembro.
Em Restinga Seca (RS), chuvas irregulares atrasam plantio do arroz e da soja. No primeiro caso, apenas 30% da área já foi cultivada e para a oleaginosa, muitos produtores não conseguiram dar início ao cultivo.

Segundo o produtor rural, Flávio Giuliani, as previsões climáticas não têm se confirmado no município e alguns produtores que arriscaram plantio da soja agora enfrentam dificuldades de germinação devido ao frio.

 “No último fim de semana, a minha propriedade recebeu 65 mm de chuvas em 40 minutos. Cinco quilômetros a frente não choveu nada e mais quinze quilômetros choveu 90 mm”, afirma Giuliani.

Há cinco meses região enfrentava seca. “Normalmente, município recebe no mês de junho até 1800 mm, este ano volume de precipitações foi de apenas 23 mm”, explica o agricultor.  

Com escassez de semente em função da severa estiagem do último ciclo, produtor aguarda normalização das chuvas para iniciar cultivo da soja verão. Expectativa é de que na primeira quinzena de novembro chuvas se normalizem.

Soja é negociada por volta dos R$55 e apenas 30% da safra teve comercialização antecipada.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado