DA REDAÇÃO: Em Bom Jesus (PI), área com soja deve aumentar em 15%
Segundo o presidente do Sindicato Rural, César Marason, expectativa é de boa safra nesta temporada, pois falta de chuvas em setembro e outubro e pode resultar em bom volume de precipitações a partir deste mês. Incremento de área da soja deve chegar a 15%.
Na safra passada, estiagem trouxe prejuízos ao município, afetando principalmente agricultura familiar, que teve perdas acima de 60% da produção. Já para a agricultura empresarial, prejuízos foram menores em função do uso de tecnologias e compensados com bons preços da soja e milho.
De acordo com Marason, para a safra 12/13, o contrato maio foi negociado antecipadamente a R$52.
Ainda não consolidada no Piauí, safrinha segue incerta e produtores devem destinar 15% da área total para milho ou feijão caupi, de acordo com o clima, uma vez que o feijão caupi precisa de menos chuvas para seu desenvolvimento.