DA REDAÇÃO: Chuvas em excesso dificultam tratos culturais em Vera (MT)

Publicado em 14/11/2012 10:07 e atualizado em 14/11/2012 16:52
Safra 2012/13: Em Vera (MT) plantio da soja está praticamente concluído. Excesso de chuvas dificulta aplicação de fungicidas nas lavouras. Enquanto lagarta-da-maçã migra do algodão e preocupa produtores. Safrinha de milho será plantada na janela ideal no município.
Em Vera (MT), plantio da soja está praticamente concluído. Segundo o presidente do Sindicato Rural, Benício Boeing, faltaram chuvas no início do plantio, em outubro, e replantio foi necessário em algumas áreas. Nesta primeira quinzena de novembro a situação é bem diferente para o município. As chuvas em excesso agora atrapalham as aplicações de fungicidas.

Cerca de 60% da safra já foi negociada a preços entre R$40 e R$52.

Com a safra plantada e avançada em negociações, produtores se voltam para o desenvolvimento da lavoura. Em Vera, lagarta-da-maçã - praga do algodão - pelo terceiro ano consecutivo ataca a soja. “O controle é difícil. Ela ataca as folhas e depois a vagem”, explica Boeing.

Janela de plantio da safrinha está garantida no município. De acordo com Boeing produtores já negociaram insumos para segunda safra de milho, que não terá acréscimo em relação ao último plantio.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado