DA REDAÇÃO: Mercado opera com volatilidade nesta terça-feira (20)
Publicado em 20/11/2012 12:28
e atualizado em 20/11/2012 16:13
Grãos: mercado segue com grande volatilidade, operando na mão do capital especulativo. Fundamentos não mudaram, mas depois da divulgação do último relatório do USDA fundos que estavam bem posicionados começaram a liquidar suas posições.
O mercado de Commodities Agrícolas opera com bastante volatilidade nesta terça-feira (20). De acordo com o analista de mercado da New Edge, Daniel D’Ávilla, o mercado sofre com as pressões do mercado financeiro e os baixos volumes de negociações.
O analista também sinaliza que apesar do cenário de instabilidade os fundamentos não mudaram. Porém, após a divulgação do último relatório de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) o mercado perdeu forças.
“Os comerciais querem comprar soja mais barata e com isso ficam esperando o mercado ceder. E ainda temos o feriado de quinta-feira (22) Dia de Ação de Graças, que contribui para que muitas pessoas fechem as contas da semana. Amanhã o mercado trabalha normalmente, mas a tendência é que seja um dia mais calmo”, afirma D’Ávilla.
Ainda na visão do analista o único fator baixista para o mercado é a estimativa de grande safra na América do Sul. E os estoques nos EUA, mesmo com a elevação de 9 milhões de toneladas na safra projetado pelo USDA, o índice de esmagamento no país está baixo.
“E com a demanda a aquecida a expectativa é que os preços subam, mais para frente. Já a Oil World divulgou hoje que a produção nos hemisfério sul deve ser menor, a Argentina deve produzir 54 milhões de toneladas e o Brasil 81 milhões de toneladas”, disse o analista.
Além disso, outra notícia de caráter positivo é que a China teria anunciado que não irá mais fazer leilões para vender a cada semana em torno de 400 mil toneladas de estoques do Governo, o que trazer os esmagadores chineses de volta ao mercado para comprar soja, conforme explica D’Ávilla.
Fonte:
Notícias Agrícolas