DA REDAÇÃO: Mobilização em prol dos não índios ganha força na Suiá Missú

Publicado em 11/12/2012 09:51 e atualizado em 11/12/2012 12:38
Questão indígena: Movimento de apoio aos não índios na gleba Suiá Missú, no norte do MT, ganha força nesta terça-feira (11). Mais de mil pessoas estão na área em apoio à resistência. Índios locais estão a favor dos produtores e garota de 12 anos tentou se suicidar nesta segunda-feira (10).
Nesta terça-feira (11) moradores de cidades vizinhas se mobilizam para área de conflito da gleba Suiá Missú, no município de São Félix do Araguaia, no norte do Mato Grosso. Segundo o presidente da Aprosoja MT, Carlos Fávaro, mais de mil pessoas aderiram pacificamente à mobilização.

Ontem (10) teve início a desintrusão na área que abriga mais de 7 mil não índios. Para Fávaro, há um equívoco muito grande acontecendo no município. “Se houve um erro há 30 ou 40 anos, não justifica cometer um erro novamente e jogar essas pessoas na beira da estrada sem nenhuma perspectiva de vida”, afirma.

Fávaro salienta que não há conflito entre índios e não índios. Pelo contrário, os indígenas locais estão a favor dos moradores e produtores rurais residentes na gleba. “Ontem, durante o confronto, a polícia apreendeu um veículo e uma moto dos produtores, mas um grupo de índios atacou em seguida a polícia e resgatou os pertences”, explica.

“O que precisa ser feito no Brasil é uma política indigenista decente. Eles (índios) são tão brasileiros quanto todos nós”, lembra o presidente estadual da Aprosoja. Para ele, produtores devem resistir pacificamente, sem uso de qualquer tipo de armamento. “Juridicamente não há o que fazer ou questionar, agora politicamente pode ser feito e isso que estamos reivindicando”, garante.

Tentativa de Suicídio

Ainda na última segunda-feira (10), uma garota de 12 anos escreveu um bilhete dizendo que “se precisasse alguém morrer para sensibilizar as autoridades, ela faria isso pela comunidade”, segundo Fávaro. A garota tomou veneno, teve ânsia e vomitou. Depois foi levada ao hospital e está internada.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família