DA REDAÇÃO: No Vale do Paranapanema, em SP, lavouras de soja e milho estão há mais de 20 dias sem chuvas

Publicado em 13/12/2012 09:51 e atualizado em 13/12/2012 11:02
Safra 2012/13: Em Cândido Mota (SP) chuvas irregulares comprometem desenvolvimento das lavouras de soja e milho. Em toda a região do Vale do Paranapanema, potencial produtivo da soja registra perda média de 20%. Para o milho, situação é ainda mais crítica.
Em Cândido Mota, na região do Vale do Paranapanema, em São Paulo, altas temperaturas e chuvas desuniformes prejudicam desenvolvimento das lavouras de soja e milho. Segundo o presidente do Sindicato Rural, João Motta, em algumas localidades lavouras estão há mais de 20 dias sem chuvas.

Soja foi plantada no cedo e atualmente está em fase de floração no município. De acordo com Motta, cerca de 20% do potencial produtivo já estaria comprometido.  Na safra de verão passada, produtividade da oleaginosa foi de 60 sacas/hectare.

Para o milho, que possui apenas 10% da área plantada nesta temporada, as perdas são ainda mais sérias.  Expectativa dos produtores é de que chuvas se normalizem a partir deste final de semana.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família