DA REDAÇÃO: Falta de chuvas e perdas para as lavouras de Goiás

Publicado em 07/01/2013 09:07 e atualizado em 07/01/2013 11:08
Safra 2012/13: Região Sul de Goiás sofre com a falta de chuvas e perdas chegam a 15% da produção estimada. Na região Sudoeste do Estado, precipitações manchadas também prejudicam produção.
Na região sul do Estado de Goiás lavouras enfrentam stress hídrico do solo diante da ausência de chuvas, que em algumas localidade já chega há 25 dias. Segundo o vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Mozart Carvalho de Assis, perdas na produtividade estimada da soja já chegam a 15%. “Precipitações atrasaram - no início do plantio – e quando chegaram foi de forma diminuta”, explica. 

Previsões climáticas indicam diariamente chuvas para a região, que, no entanto, não têm se confirmado. De acordo com Assis, nesta segunda-feira (7), mapas indicam precipitações em bom volume ainda para esta semana. 

No sudoeste goiano, na região de Jataí, produtores também enfrentam problemas com as chuvas que chegam, mas de forma irregular, isoladas e abaixo do volume normal para o período. Variedades precoces, que estão em fase de enchimento de grãos, são as mais atingidas e já registram perdas. 

Já em Cristalina, no leste de Goiás, chuvas estão regulares, assim como na região norte do Estado. 
Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado