DA REDAÇÃO: Chuvas retornam à Carazinho (RS) e soja tem bom potencial produtivo

Publicado em 11/01/2013 09:53 e atualizado em 11/01/2013 12:45
Safra 2012/13: Apesar do atraso no plantio, boas chuvas de dezembro favoreceram lavouras de soja e milho em Carazinho (RS). Lavouras apresentam bom potencial produtivo e clima deve seguir regular em janeiro.
Em Carazinho (RS), após atraso no plantio em função do atraso das chuvas, lavouras apresentam bom potencial produtivo. Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural, Paulo Vargas, “potencial é muito bom e aguardamos uma sequência de chuvas para que a soja consiga ter um bom enchimento de grãos”, explica.

Na safra anterior lavouras receberam apenas 33 mm de chuvas em dezembro. Já nesta temporada, as precipitações chegaram a 299 mm no último mês, auxiliando na recuperação da capacidade hídrica do solo. “Chuvas devem continuar regulares em janeiro”, afirma Vargas. Produtores esperam cerca de 150 mm de chuvas para este mês. 

Milho que sobreviveu a geada do dia 26 de setembro e cereal replantado após perdas têm bom potencial de desenvolvimento. Parte da área com milho foi destinada ao cultivo da soja depois dos prejuízos com a geada. De acordo com Vargas, lavouras (soja e milho) têm bom potencial de produtividade no município e produtor deve estar atento ao clima e tratos culturais. 
Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado