DA REDAÇÃO: Preços do café tendem a registrar uma leve melhora a curto prazo

Publicado em 17/01/2013 12:56 e atualizado em 17/01/2013 16:33
Café: alta das cotações do grão pode ser refletida no mercado interno brasileiro. A tendência é preços registrem uma leve melhora, e os produtores tendem a comercializar mais o produto haja vista que precisam se preparar para a nova safra de café.
A alta nos contratos futuros do café negociados na ICE Futures US (Bolsa de Nova York) podem ser refletidas no mercado interno brasileiro. Segundo o analista de mercado, Eduardo Carvalhaes, do Escritório Carvalhaes, os operadores estão mais otimistas com a situação da economia no hemisfério norte, principalmente, nos EUA. 

“Considerando que os maiores perigosos para a economia Europeia tenham sido afastados, pelo menos momentaneamente. E os preços têm refletido em commodities e no café. A partir de meados da semana passada começamos a ver os compradores voltando ao mercado mostrando interesse comprador”, afirma o analista.  

Os preços praticados são parecidos com os registrados na primeira quinzena do mês de dezembro 2012. E esse reflexo, pode significar uma elevação no valor da saca no mercado interno, o que tende a acontecer a partir da próxima semana, destaca Carvalhaes. 

Por enquanto, a tendência dos importadores é ir comprando aos poucos conforme a necessidade da demanda. Entretanto, não se mostram dispostos a formar estoques maiores, mas como precisam do produto sempre retornam ao mercado, só que uma pressão compradora menor. 

Já os preços tendem a registrar pequenas melhoras, segundo relata o analista. “E o produtor está chegando a hora de vender uma vez que está chegando à safra nova e daqui a uns três meses começam os serviços e colheita e imagino que o cafeicultor vai colocar mais produto no mercado”, finaliza o analista. 
Por: Kellen Severo/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado