DA REDAÇÃO: Lavouras de Dourados (MS) enfrentam nova seca, após estiagem de 28 dias em dezembro

Publicado em 17/01/2013 15:10 e atualizado em 17/01/2013 16:37
Safra 2012/13: Lavouras de soja de Dourados (MS) passam por novo veranico em janeiro, após 28 dias de seca em dezembro. Perdas já contabilizadas de 30% da produção estimada devem aumentar, atingindo não só variedades de ciclo precoce, mas também ciclos médios e longos.
Lavouras de soja em Dourados (MS) enfrentam mais um veranico nesta safra. Em dezembro, produtores ficaram 28 dias sem chuvas. Segundo o produtor rural Renato Ferreira, durante todo o mês choveu apenas 50 mm no município, prejudicando muito o desenvolvimento da soja.

O mês de janeiro começou com chuvas, mas desde o dia 8 o tempo está seco e as temperaturas elevadas, atingindo as variedades de ciclos médios, após deixar prejuízos de 30% nas variedades precoces. “Tem produtor colhendo 20 sacas/hectare. Seca pegou primeira época de plantio e janeiro está pegando a segunda época de plantio”, afirma Ferreira.

Ainda de acordo com o produtor, falta de chuvas e deficiência hídrica do solo compromete também plantio da safrinha. Segundo ele, área pode ser menor, pois produtor pode não querer se arriscar na primeira e segunda safra de grãos.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família