DA REDAÇÃO: Ataque de lagartas acaba com soja no Oeste da Bahia

Publicado em 22/01/2013 09:07 e atualizado em 22/01/2013 12:20
Safra 2012/13: Ataques da lagarta helicoverpa zea em lavouras de soja e milho em Luís Eduardo Magalhães (BA) preocupam produtores e dizimam plantas. Variedades da soja transgênica são as mais atingidas pela praga e controle com defensivos não tem solucionado problema dos produtores.
No oeste da Bahia, em Luís Eduardo Magalhães, o ataque severo da lagarta helicoverpa zea prejudica a produção de grãos na safra 12/13. Segundo o produtor rural, João Luís Ryzik, “as lagartas estão atacando as folhas, vagem, já derrubaram toda a carga da planta e agora estão derrubando o pé de soja”, afirma.

Ainda segundo o produtor, em algumas áreas já foram realizadas cinco aplicações semanais de defensivos agrícolas, mas sem efeito no controle das pragas. “Ela (lagarta) cai no chão e você fala: matou. Aí você volta no outro dia e ela está no pé de novo para comer a soja”, explica.

As variedades transgênicas da soja são as mais atingidas pela lagarta, enquanto na soja convencional incidência é muito menor. Na última safra, a lagarta-da-maçã e a falsa-medideira da patinha preta foram as principais pragas presentes nas lavouras do município.

 De acordo com produtor, hoje não há nenhuma vagem na planta e perda só não será de 100% graças à capacidade de recuperação da soja. As lavouras de milho também têm sofrido com o ataque das lagartas.

Clima

Atualmente clima é regular em Luís Eduardo Magalhães, mas lavouras já ficaram 24 dias sem chuvas e com altas temperaturas. Segundo Ryzik, milho que sofreu com a seca tem perdas em 100% da produção estimada. Para a soja prejuízos maiores são nas variedades precoces.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado