DA REDAÇÃO: Preços do café apresentam recuperação, após recuar mais de 30% em 2012

Publicado em 22/01/2013 12:58 e atualizado em 22/01/2013 15:54
Café: preços apresentam uma recuperação neste início de ano, após recuarem mais de 30% em 2012. Expectativa é que a demanda registre um aquecimento já no curto prazo. Produtores devem trabalhar conforme o mercado e não apostar em altas expressivas.
Neste início de ano as cotações do café têm registrado uma recuperação, após ter recuado mais de 30% em 2012. A baixa é decorrente de uma grande safra no Brasil, um relativo quadro de melhora na oferta e a demanda mais tranquila com a crise no mercado financeiro internacional.

Para o analista de mercado, Diogo Metzdorff, o mercado corrige essa recente queda nos preços. E a expectativa é que com a demanda mais aquecida haja uma retomada nas cotações. “Podemos ver um movimento mais consistente, principalmente, a partir da recuperação da linha de 150 centavos de dólar por libra-peso em NY”, afirma o analista. 

Apesar desse cenário mais otimista, o analista destaca que a queda foi bastante expressiva e o cenário se modificou. Por isso, os cafeicultores devem trabalhar conforme o mercado apresentar recuperação, mas não apostar em altas expressivas no curto e no médio prazo, segundo Metzdorff. 

Safra da América Central - Por outro lado, a produção de café da América Central foi atacada por fungos o que pode comprometer a produtividade dos grãos. De acordo com o analista essa situação impulsionou o rally do ano passado.

“Então o produtor tem que ficar atento com a situação na América Central que pode dar sustentação e impulsionar novos avanços nos preços caso se confirme as quebras”, acredita Metzdorff. 
Por: Kellen Severo/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado