DA REDAÇÃO: Nova seca em Campos Novos (SC) deixa prejuízos de 40% para soja e até 50% para milho e feijão

Publicado em 28/01/2013 09:05 e atualizado em 28/01/2013 09:52
Safra 2012/13: Em Campos Novos (SC) perdas para a soja chegam a 40% e para o milho a 50% da produção estimada após novo período de estiagem. Feijão também registra prejuízos na produção e previsões climáticas não indicam chuvas para os próximos dias.
Município de Campos Novos (SC) passa por novo período de estiagem e lavouras estão há 20 dias sem chuvas. Em novembro, precipitações vieram em apenas 5 mm. De acordo com o produtor rural Jean Paulo Almeida, prejuízos para o milho já são consolidados em torno de 50% da produção estimada, enquanto soja tem quebra de 40%, mas ainda com possibilidade de recuperação. Safra de feijão também sofre com a seca e perdas podem chegar a 50%. 

Segundo Almeida, previsões climáticas não indicam chuvas até início de fevereiro, o que pode agravar ainda mais situação das safras.

Nesta temporada, lavouras de soja também registram maior incidência da lagarta-da-maçã. “Controle foi difícil. As dosagens normais dos inseticidas não controlaram e tivemos que aumentar (a dosagem) até 40%”, afirma o produtor.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado