DA REDAÇÃO: Soja precoce com baixa produtividade em Marialva (PR)

Publicado em 29/01/2013 09:16 e atualizado em 29/01/2013 11:44
Safra 2012/13: Clima segue instável em Marialva (PR), prejudicando desenvolvimento da safra de soja. Primeira soja plantada já apresenta perdas e clima agora compromete desenvolvimento das variedades tardias no município.
Lavouras de soja em Marialva (PR) apresentam produtividade aquém do esperado nas primeiras variedades colhidas. Segundo o presidente do Sindicato Rural, Lindalvo José Teixeira, produtividade tem oscilado entre 70 e 90 sacas/alqueire, mas potencial produtivo é bem maior no município.

De acordo com Teixeira, última chuva do município ocorreu em 15 de janeiro e foi de 10 mm. Dois dias antes, precipitações vieram com 38 mm. “Estamos a praticamente 15 dias sem chuvas e muitas lavouras de soja estão no processo final de granação e ainda precisam de água”, explica.

Além do tempo seco e das altas temperaturas, controle de pragas na soja está mais difícil, segundo o sindicalista. Infestação de percevejos está maior, obrigando produtor a realizar mais pulverizações.

A fim de evitar prejuízos, Teixeira alerta ao produtor sobre necessidade de atenção na hora da comercialização da safra.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado