DA REDAÇÃO: Excesso de chuvas atrasa colheita da soja e plantio do milho safrinha em Campos de Júlio (MT)

Publicado em 31/01/2013 09:10 e atualizado em 04/02/2013 16:00
Safra 2012/13: Chuvas atrasam colheita da soja e plantio da safrinha de milho em Campos de Júlio (MT). No entanto, lavouras ainda não apresentam perdas significativas. Colheita deve avançar no ínicio de fevereiro. Atualmente, cerca de 15% da soja já foi colhida no município.
Nos últimos cinco dias, as chuvas intensas dificultam o avanço da colheita da soja em Campos de Júlio (MT). Durante todo o mês, as precipitações estiveram acima da média ideal e em algumas propriedades a colheita sequer foi iniciada. “Quando dá a gente rouba um pouquinho da soja da lavoura”, afirma o produtor rural e integrante da Aprosoja, Tiago Comiran.

Apesar do atraso na colheita e das chuvas, segundo Comiran ainda não há perdas significativas para as lavouras, mas sim um potencial de perdas. No entanto, variedades de ciclos mais curtos passaram por stress hídrico em outubro e apresentam produtividade menor que o esperado. Caso clima não mude nos próximos dois dias situação pode se agravar no município. “Se não parar de chover em dois dias começamos a ter soja ardida em função da umidade”, garante o produtor.

Previsões climáticas indicam que para o final de semana chuvas devem dar uma trégua, facilitando trabalhos nas lavouras. Clima deve ficar favorável à colheita por até 8 dias, segundo Comiran.

Chuvas atrasam também plantio da safrinha de milho e aplicação de fungicidas. Janela ideal para cultivo do milho na segunda safra é de 1° a 20 de fevereiro.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado