DA REDAÇÃO: Apesar de estiagem, RS pode produzir 11,5 milhões de toneladas de soja, diz diretor da Farsul

Publicado em 01/02/2013 15:05 e atualizado em 01/02/2013 16:03
Safra 2012/13: Rio Grande do Sul já registra perdas de até 20% na safra de soja em algumas localidades. Regiões norte, noroeste e planalto do Estado são as mais atingidas pela seca. Caso chuvas retornem, soja pode se recuperar e produção do Estado chegar a 11,5 milhões de toneladas.
Apesar da estiagem que atinge o Rio Grande do Sul, a produção do Estado pode chegar às estimativas iniciais, de 11,5 milhões de toneladas, afirmou o diretor da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Jorge Rodrigues. Segundo ele, “ainda é prematuro para projeções de perdas para o Estado e há boas condições de recuperação caso as chuvas retornem.

As principais regiões produtoras rio-grandenses, localizadas ao norte, noroeste e planalto do Estado estão há cerca de 20 dias sem chuvas. De acordo com Rodrigues, em algumas áreas já existem perdas irreversíveis e potencial de quebra atualmente é de 20%.

As lavouras estão em um momento crítico de desenvolvimento, segundo o diretor e perdas podem se agravar caso chuvas previstas para o final de semana não se confirmem. De acordo com ele, previsões apontam precipitações para hoje (1°) e amanhã, e depois, somente no dia 11 de março. “Chuvas devem voltar só a partir do dia 11 e aí situação se agrava efetivamente”, garante.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família