DA REDAÇÃO: Soja - Produtividade da safra gaúcha deve alcançar 50 sacas/ha

Publicado em 14/02/2013 12:39 e atualizado em 14/02/2013 16:39
Soja: Safra do Rio Grande do Sul apresenta problemas regionais, mas Emater ainda não trabalha com perdas. Expectativa de produtividade média no Estado continua em 50 sacas/hectare e produção gaúcha irá ficar dentro da média, apesar de já ter perdido seu maior potencial.
As adversidades climáticas têm prejudicado as lavouras das culturas de verão de várias regiões produtoras brasileiras. No entanto, segundo o gerente técnico da Emater – RS, Dulphe Machado Neto, a entidade ainda não trabalha com perdas na produção gaúcha. 

De acordo com o gerente, há problemas pontuais em várias localidades do estado e a expectativa é que a produtividade média da soja alcance 2.600 kg/ha, em torno de 50 sacas por hectare. As chuvas registradas no mês de janeiro e dezembro contribuíram para o bom desenvolvimento da cultura, conforme relata Neto.

“A grande questão na soja é que cerca de 80% está em fase de floração e enchimento de grãos. O grão apresenta bom desenvolvimento e tem alguns problemas em algumas regiões do estado. Tem chovido nos finais da tarde, mas as chuvas não são suficientes. A situação média no estado é tranquila”, explica o gerente. 

Por outro lado, Neto destaca que a produção de soja do RS já perdeu seu maior potencial, mas a safra está dentro da média e das projeções iniciais. Além disso, a situação da safra atual está bem distante da registrada na temporada passada.

Já as lavouras de milho, a situação é mais favorável e a expectativa é que sejam colhidas 80 sacas do cereal por hectare. “As plantações estão boas no estado, o milho está em torno de 80% em fase de floração, faltam apenas 20% do milho para entrar nesse estágio, o resto está praticamente consolidado, pronto para colher ou colhido. A situação é boa para o RS”, finaliza o gerente. 
Por: João Batista Olivi/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado