DA REDAÇÃO: Apesar de problemas climáticos, lavouras de soja no RS ainda podem ter boa produtividade

Publicado em 14/02/2013 15:45 e atualizado em 14/02/2013 16:43
Safra 2012/13: Rio Grande do Sul enfrenta altas temperaturas e chuvas isoladas, que prejudicam algumas lavouras de soja, mas favorecem outras. Região norte do Estado é a mais prejudicada, mas produção final do RS ainda não foi comprometida.

No Rio Grande do Sul, regiões noroeste e norte são as mais atingidas pela estiagem. Seca também prejudica o sul do Estado, mas com intensidade bem menor. Segundo o gerente técnico da Emater, Dulphe Machado Neto, apesar de problemas climáticos, cultura tem bom desenvolvimento até o momento, mantendo expectativa inicial de produtividade em 2600 kg/hectare, com estimativa de produção total no RS de 11,5 milhões de toneladas.

Atualmente, cerca de 80% das lavouras estão em florescimento e enchimento de grãos, período crítico para a soja, segundo Machado Neto. Chuvas em praticamente todo o Estado seguem em pequena quantidade, esparsas e irregulares. De acordo com o gerente técnico, “às vezes em um município choveu em uma comunidade, mas não choveu na comunidade vizinha”, explica sobre a dificuldade do órgão em mensurar o volume das chuvas por região.

Apesar da expectativa de melhora no clima a partir do dia 10 de fevereiro, precipitações seguem muito isoladas. Segundo Machado Neto, para o final de semana há previsões de chuvas mais abrangentes e em maior volume.

Milho – Cerca de 30% do milho do RS já foi colhido e mais de 50% das lavouras, o que representa 5 milhões de toneladas, já escaparam do período crítico e têm boas expectativas de produtividade, com média para o Estado de 5 mil kg/hectare. Lavouras também foram atingidas pela falta das chuvas, mas de forma pontual e sem consequências para a produção final.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado