DA REDAÇÃO: Colheita da soja tem início com perdas em Itumbiara (GO)

Publicado em 21/02/2013 11:15 e atualizado em 21/02/2013 14:16
Safra 2012/13: Colheita da soja tem início em Itumbiara (GO) com perdas após atraso de 30 dias nas chuvas no início do plantio. Perdas na produtividade ainda não foram contabilizadas, mas deficiência hídrica do solo pode comprometer soja de ciclo médio, que está em enchimento de grãos.
Primeiras lavouras de soja começam a ser colhidas em Itumbiara (GO), após 30 dias de estiagem no início do plantio. Segundo o presidente do Sindicato Rural, Rogério de Oliveira, produtividade das variedades precoces já apresenta perdas, mas ainda não é possível mensurar tamanho do prejuízo.

De acordo com Oliveira, capacidade hídrica do solo ainda não foi recuperada e perdas podem se estender a outras variedades, como a soja de ciclo médio que atualmente se encontra em enchimento de grãos.

No entanto, de acordo com o sindicalista, incremento na área com soja pode compensar perdas na produtividade. No município, cerca de 70% da área do milho migrou para a soja nesta safra.

Última chuva em Itumbiara aconteceu no sábado (16) com volume entre 8 mm e 12 mm. Previsões climáticas apontam a ocorrência de mais duas chuvas até o final deste mês.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família