DA REDAÇÃO: PR - Propriedades rurais de Guaíra são invadidas por índios paraguaios

Publicado em 18/03/2013 13:59 e atualizado em 18/03/2013 16:58
Questão indígena: Na região de Guaíra (PR) os produtores rurais sofrem com a invasão de índios paraguaios em cerca de 8 propriedades no município. Agricultores estão sendo ameaçados e não conseguem plantar nas áreas invadidas.
Os produtores rurais de Guaíra (PR) estão preocupados com a invasão de índios paraguaios em 8 propriedades. O presidente do Sindicato Rural de Guaíra, Silvanir Rosset, explica que no levantamento de 1991 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apenas 11 indígenas moravam na cidade, atualmente, cerca de 1500 vivem no município.

“Eles entram nas beiradas dos matos ocupam as áreas, ameaçam e impedem que os produtores plantem. Os índios vêm do Paraguai, não nenhuma fiscalização ou restrição contra a entrada desses indígenas no país”, afirma Rosset.

Na visão do presidente, os índios são incentivados pela FUNAI a invadirem e permanecerem nas áreas. Além disso, já existe um estudo para uma futura demarcação de terras indígenas em Guaíra, segundo relata Rosset.

Para tentar solucionar o problema, os produtores da região já acionaram a Polícia Militar, mas não conseguiram obter uma resposta, uma vez que, os policiais afirmam que não teriam um local para colocar os índios, conforme disse o presidente. Diante dessa situação, os agricultores irão organizar uma manifestação para mostrar a realidade da cidade.

“Guaíra é uma futura demarcação de terras indígenas, está na hora de mostrar a nossa cara. O mundo sabe da importância dos alimentos, mas não sabe da importância do agricultor”, destaca o presidente do sindicato.

Por: Kellen Severo/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado