DA REDAÇÃO: Seca prejudica safra de soja e milho verão e diminui área do milho safrinha no Piauí

Publicado em 26/03/2013 17:09 e atualizado em 26/03/2013 19:52
Safra 2012/13: Estiagem de fevereiro no cerrado do Piauí resulta em perda média de 30% para a soja e milho. Apesar de melhora no clima, ciclo maior das culturas prejudicou cultivo do milho safrinha que terá área reduzida em 50% em cima das expectativas iniciais.
A estiagem de fevereiro que atingiu o cerrado do Piauí derrubou em 30% a produção de soja na região, que abriga importantes municípios produtores de grãos no Estado, como Uruçuí. De acordo com o agrônomo da Serena Consultoria Agropecuária, Salviano de Souza Filho, atualmente as chuvas estão regulares no município e os efeitos da estiagem se mostram menores do que o esperado.

Para o milho verão, o prejuízo médio também ficou em torno dos 30%. Já para o milho safrinha a situação deve ser ainda mais crítica. Segundo Souza Filho a estiagem prolongou o desenvolvimento vegetativo das plantas, diminuindo a janela de cultivo para a segunda safra, que deve ter redução de 50% nas estimativas iniciais. No entanto, de acordo com o agrônomo, os problemas com a safrinha não comprometem a produção da região, uma vez que o principal plantio ainda acontece na safra de milho verão. 

A maior incidência de pragas nesta temporada também contribui nas perdas de produtividade, conforme explica o agrônomo. No entanto, ele garante que problemas climáticos são muito pontuais no Estado e que a capacidade de expansão agrícola ainda é muito grande no Piauí. 
Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado