DA REDAÇÃO: Seca prejudica safras de soja, milho e feijão em Campos Novos (SC)

Publicado em 05/04/2013 11:08 e atualizado em 05/04/2013 15:57
Safra 2012/13: Produtores colhem soja em Campos Novos (SC) com perda média de 15% na produtividade em função de estiagem. Para o milho verão, produtividade caiu de 180 para 120 sacas/hectare. Feijão também tem perdas de 50% e Canola é novidade para cultivo de inverno.
Em Campos Novos (SC) duas estiagens, uma em setembro e outra em dezembro, prejudicaram o ciclo das culturas de verão. Segundo o engenheiro agrônomo da Coocam, Silvio Zanon, o primeiro período de seca durou quase 30 dias e atingiu o plantio do milho. Já a segunda seca prejudicou o enchimento de grãos e a produtividade, que deveria ser de 180 sacas, atualmente tem média de 120 sacas/hectare. 

Já para a soja, as perdas foram menores, a expectativa inicial de produtividade era de 60 sacas/hectare, mas ficou em 50 sacas/hectare. O feijão também sofreu com a seca de dezembro e a quebra ficou em 50% com produtividade média de 30 sacas/hectare. 

Após os prejuízos na safra de verão, os produtores já planejam o cultivo das culturas de inverno. A área plantada com trigo no município deve ser semelhante à da temporada anterior, com 7 mil hectares, segundo Zanon. 

Alguns produtores da região também irão investir em um projeto piloto para cultivo de 1 mil hectares de canola. De acordo com o engenheiro, os produtores que irão cultivar canola já têm contratos fixados em valores semelhantes aos praticados para a soja, mas com custo 50% menor em relação à oleaginosa. 
Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família