DA REDAÇÃO: Suiá Missú - Produtores expulsos da gleba realizam manifestação nesta terça-feira (23)

Publicado em 23/04/2013 13:57 e atualizado em 24/04/2013 11:48
Suiá Missú: Produtores que foram expulsos da gleba realizam manifestação nesta terça-feira (23) ao lado do Posto da Mata. Cerca de 250 pessoas estão alojadas em barracas ao lado da rodovia BR 242. Protesto tem como objetivo chamar a atenção das autoridades para a situação de desamparo vivenciada pelos agricultores.
Após a desocupação da Gleba Suiá Missú, em São Félix do Araguaia-MT, os antigos moradores realizam uma manifestação nesta terça-feira (23) ao lado do Posto da Mata. Segundo o produtor rural, Sérgio Aparecido Gonçalves, o objetivo do movimento é mostrar às autoridades a situação de desamparo e abandono vivenciada pelos agricultores que foram expulsos da área. Cerca de 250 famílias estão alojadas em barracas ao lado da rodovia BR 242.

“Nos tiraram das nossas propriedades, desmancharam as nossas casas e nos deixaram desamparados, e agora estamos pedindo socorro. A situação é difícil e precisamos que os políticos brasileiros olhem por nós”, afirma o produtor rural.

Ainda de acordo com o produtor, ao todo 700 famílias que moravam dentro da gleba foram retiradas do local, no entanto, apenas alguns aposentados foram assentados pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) na cidade de Alto da Boa Vista (MT), porém estão morando em barracas de lona.

“Para o Governo as pessoas estão assentadas, mas é tudo mentira as pessoas só não estão passando fome, pois saíram da área com pequeno poder aquisitivo. Não sei o que pode acontecer nos próximos dias caso o governo não olhe por nós”, finaliza Gonçalves.

Por: João Batista Olivi/ Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado