DA REDAÇÃO: MT - Família é obrigada a deixar a propriedade, após a ampliação de reserva indígena

Publicado em 24/04/2013 14:07 e atualizado em 24/04/2013 16:56
Questão indígena: Em ampliação de terras indígenas no município de Juara (MT), família foi obrigada a deixar a sua propriedade. Através de uma ação judicial, foram estabelecidos 15 dias para as pessoas deixarem o local. Situação causa insegurança jurídica aos produtores de várias regiões do país.
A demarcação de terras indígenas tem preocupado os produtores rurais de vários estados brasileiros. Em Mato Grosso, a situação se repete e no município de Juara a FUNAI ampliou uma reserva indígena o que obrigou os moradores a deixarem suas terras.

A produtora rural, Neiva Dall Agnol Taborda, relata que havia uma ação judicial e que foi dado um prazo de 15 dias para que a família deixasse a propriedade. “Entramos em pânico, não estamos preparados para tirar tudo de cima de uma área em 15 dias, tínhamos cerca de mil cabeças de gado e tivemos que vender”, explica.

Ainda de acordo com a produtora, a família tinha escritura da terra. “A nossa vida estava lá, só tínhamos aquele pedacinho de terra, e quando pensamos que iríamos ficar tranqüilos, de repente desaba tudo”, afirma Neiva.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família