DA REDAÇÃO: Produtores se reúnem com presidente da Câmara dos Deputados para debater demarcações de terras indígenas

Publicado em 10/05/2013 14:03 e atualizado em 10/05/2013 17:44
Questão indígena: Em Campo Novo do Parecis (MT) produtor ainda não teve problemas com demarcações de terras, mas acredita que qualquer produtor deve ficar alerta quanto à situação. Problema não é com os índios, e sim com o abuso de poder da Funai.
Após a audiência pública na última quarta-feira (8) com a Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para debater as demarcações de terras indígenas no país, os produtores rurais e paramentares se reuniram com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, para debater o assunto.

Segundo o Delegado Coordenador do Núcleo Aprosoja de Tangará da Serra, Vanderlei Reck Jr, os produtores relataram a situação em que vivem para o presidente. “Ele ficou sensibilizado pelas histórias que forma contadas, precisamos que os processos de criação e demarcação, inclusive os que já estão em andamento, parem”, afirma.

Os produtores também solicitam a instalação da Proposta de Emenda à Constituição, PEC 215, que transfere do Poder Executivo para o Congresso Nacional a palavra final para os processos de demarcação de terras indígenas. “Queremos que passe o poder da Funai para o Congresso na Casa onde há democracia, pois o que a entidade está fazendo é uma barbaridade”, explica Reck.

Ainda na visão do produtor, com a manifestação dessa semana os agricultores conseguiram mostrar a sua força. “Precisamos nos mobilizar para sensibilizar a sociedade e os políticos de Brasília, essas injustiças não podem continuar”, diz o produtor.

Por: João Batista Olivi/Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado