DA REDAÇÃO: Mosca branca e helicoverpa derrubam produtividade do feijão em Patrocínio (MG)

Publicado em 14/05/2013 09:55 e atualizado em 14/05/2013 12:04
Feijão: Mosca branca leva perdas de até 80% na produtividade das lavouras de Patrocínio (MG). Helicoverpa também atacou o feijão e produtores devem diminuir área com o grão tardio na próxima temporada. Saca de 60 kg é negociada em torno dos R$240 no município.
Os prejuízos com a mosca branca no feijão de Patrocínio (MG) podem chegar a 80% da produtividade estimada. Segundo o produtor rural, Marcos Roberto Fernandes, a produtividade de algumas lavouras tem oscilado entre 12 e 15 sacas/hectare. Além da mosca branca, a helicoverpa também atacou o feijão, mas o controle da praga foi realizado com eficácia. 

De acordo com o produtor, as aplicações de inseticidas eram realizadas a cada quatro dias, aumentando muito os custos de produção. A incidência da mosca branca já havia sido observada em safras anteriores, mas este ano o ataque foi mais severo.

Alguns produtores, que não conseguiram fazer o controle da praga e plantaram sorgo em cima do feijão. A tendência deve se confirmar na próxima temporada, com produtores aumentando a área de feijão no cedo e diminuindo a área do feijão tardio, plantando milho e sorgo nas segundas safras. 

A saca de 60 kg do feijão carioca é negociada com preços em torno dos R$240 no município. 
Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado