DA REDAÇÃO: Atraso no plantio e pragas diminuem produtividade do milho safrinha em Balsas (MA)

Publicado em 23/05/2013 16:09 e atualizado em 24/05/2013 09:12
Milho: Colheita da safrinha deve ter início nas próximas semanas em Balsas (MA) e produtividade deve vir abaixo das expectativas, em torno de 50 sacas/hectare, em função do atraso no plantio e do ataque de pragas nas lavouras. Saca é negociada em torno dos R$22.

A colheita do milho safrinha na região de Balsas (MA) deve ter início nos próximos dias, mas com produtividade menor em relação às expectativas iniciais. O plantio ocorreu com atraso devido à demora da semeadura na primeira safra em função de problemas climáticos.

A área plantada na safrinha caiu de 70 mil para 50 mil hectares e a produtividade média deve ficar em torno das 50 sacas/hectare. De acordo com o vice-presidente do Sindicato Rural de Balsas, Isaías Soldatelli, a expectativa inicial era de produtividade de 80 sacas/hectare, mas além do atraso no cultivo, o ataque de pragas, como a helicoverpa, também prejudicou o desenvolvimento das lavouras. 

A saca de milho no município é negociada a R$22, com margem bem apertada ao produtor. Os negócios também acontecem em ritmo lento, segundo Soldatelli.

 

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado