DA REDAÇÃO: Produtores retornam à Suiá Missú, em MT, e são ameaçados por indígenas
Parte dos produtores que deixaram suas propriedades em dezembro na gleba Suiá Missú, em Mato Grosso, retornaram neste final de semana para ocupar novamente a área. De acordo com o produtor rural, Willian Oliveira, cerca de 300 pessoas, incluindo idosos, mulheres e crianças estão no local e reivindicam do governo suas propriedades novamente ou valores equivalentes a elas. “Somos produtores rurais, não somos sem terras, não somos vândalos que invadiram terras. Temos títulos de posse e escritura de nossas fazendas”, afirma Oliveira.
O movimento para o retorno à gleba existe há alguns meses, mas somente nos últimos dias os produtores resolveram voltar ao local. Ontem (02) policiais estiveram presentes na gleba e solicitaram aos produtores que deixassem a área. No entanto, de acordo com Oliveira, a intenção é permanecer no local, mesmo diante da possibilidade de conflitos.
Segundo o produtor, funcionários armados da Funai tentaram intimidar os produtores que ocuparam a gleba e há ameaças também dos indígenas locais.