DA REDAÇÃO: Clima – Massa de ar polar irá derrubar a temperatura no Sul do país, há risco de geada

Publicado em 03/06/2013 14:38 e atualizado em 03/06/2013 17:36
Clima: Confira a previsão do tempo para as principais regiões produtoras do país. Acompanhe a participação de produtores com perguntas sobre o comportamento climático por todo o Brasil.

Neste domingo (2), uma nova frente fria chegou ao Sudeste brasileiro e provocou bastantes chuvas no estado de São Paulo. Já nesta segunda-feira (3), a frente está no Rio de Janeiro e deve ocasionar precipitações desde a costa do estado até a região Centro-Oeste. Ainda hoje, a expectativa é que haja chuvas fracas entre Santa Catarina e Paraná.

Nos próximos dias, a tendência é que as precipitações fiquem concentradas no Norte do país. E no Centro-Sul a expectativa é de tempo firme, mas com frio, sobretudo na madrugada. Segundo a meteorologista da Somar Meteorologia, Desirée Brandt, na retaguarda da frente fria uma intensa massa de ar de origem polar vai derrubar as temperaturas.

“Em São Paulo e Minas Gerais o risco de geada é pequeno, uma vez que a temperatura não deve ficar abaixo de 6ºC. No extremo Sul do RS, e Centro Sul do estado do PR, existe a possibilidade de geadas, principalmente, entre terça-feira e quarta-feira quando a massa ganha força. No PR, a geada não deve passar nem perto das regiões produtoras de café”, afirma Desirée.

EUA- De acordo com mapas climáticos ainda há o risco de tempestade severa em algumas localidades, especialmente, entre os estados do Texas e Nebraska. Nesta terça-feira (4), as condições de clima de risco de tempestade se espalham ainda mais para estados do cinturão de grãos, conforme destaca a meteorologista.

O clima tende a permanecer instável nos próximos dias, situação que mantém o risco para novas ventanias, queda de granizo e chuvas. “Então apesar de agora estar com o tempo aberto não significa que parou de choveu, inclusive ainda tem risco para novas tempestades”, explica Desirée.

Por: João Batista Olivi// Desirée Brandt//Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado