DA REDAÇÃO: Controle de percevejos antes do florescimento da lavoura de soja não é vantajoso

Publicado em 07/06/2013 13:55 e atualizado em 07/06/2013 16:01
Pragas: Tanto a helicoverpa quanto os percevejos causam danos à vagem das plantas, no entanto, helicoverpa é praga emergente, causa preocupação grande, mas se espera medidas eficientes de controle em pouco tempo. No percevejo o manejo é muito difícil e a capacidade de causar danos bastante elevada.

As pragas helicoverpa e percevejo causam problema na vagem da planta, ou seja, comem exatamente a semente, parte que o produtor colhe. Porém, a helicoverpa é uma praga emergente, que tem causado bastante preocupação, mas espera-se que em pouco tempo sejam estabelecidas medidas eficientes para o controle da lagarta. Já o percevejo é uma praga que já está há muito tempo nas lavouras de soja e o seu manejo é cada vez mais difícil. Os produtos disponíveis no mercado são reduzidos e a capacidade do percevejo causar dano é bastante elevada.

De acordo com o Pesquisador da Embrapa Soja, Samuel Roggia, existe uma dificuldade de se encontrar defensivos para o percevejo que é relacionada a própria característica biológica dos insetos: “A Embrapa tem estudos de populações de percevejos resistentes a inseticidas e isso faz com que haja uma menor disponibilidade de moléculas de inseticidas químicos para o controle de percevejo no mercado, além de algumas moléculas bastante tóxicas terem sido retiradas do mercado recentemente”.

O manejo de percevejos deve ser feito com bastante cuidado para evitar o desenvolvimento de novos casos de resistência. Existem produtos mais modernos no mercado que ainda funcionam bem, mas são poucos e se forem usados de forma excessiva, sem um critério técnico, em pouco tempo essas moléculas também poderão ser perdidas e restarão poucas opções de inseticidas eficientes.

O percevejo está presente em praticamente todo o ciclo da soja, no entanto ele causa o maior dano a partir do surgimento das vagens. Para se fazer o manejo correto para o controle da praga, é importante que o produtor rural monitore a lavoura quando as vagens surgirem e faça a aplicação se necessário.  É comprovado que antes do florescimento, mesmo com a presença de percevejos na plantação, o controle não é vantajoso para a lavoura.

Por: e João Batista Olivi E
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família