DA REDAÇÃO: Café necessita de políticas públicas para estimular o aumento de preço
A turbulência na economia mundial está refletindo no mercado do café mais do que em outros mercados. A justificativa é que os preços estão caindo devido à expectativa de excesso de oferta de café brasileiro no mercado mundial.
Segundo o Analista de Mercado, Eduardo Carvalhaes, o café está muito mal defendido no momento: “O fato do consumo estar crescendo no Brasil e no mundo, da qualidade brasileira estar crescendo, dos cafés estarem sendo certificados, dos problemas com custo de produção, nada disso interessa ao mercado, apenas o excesso de oferta é o problema”.
Esse excesso pode ser concertado com uma boa política de café, como o Pepro, ou, principalmente, com o leilão de opções de venda ao governo federal. Carvalhaes afirma que o leilão é necessário para indicar o preço de defesa do café, que seria o preço mínimo de R$ 307/saca e também para enxugar um pouco a oferta que está assustando o mercado mundial. “Com o leilão o preço pode ser mais bem definido, o Pepro ajuda, mas não estimula o aumento de preço”, completa Carvalhaes.