DA REDAÇÃO: Em Brasnorte (MT) há 2 anos produtores iniciaram a integração lavoura-pecuária

Publicado em 11/06/2013 13:45 e atualizado em 11/06/2013 17:48
Rota de Pecuária: No município de Brasnorte (MT), a pecuária passa por um processo de integração da agricultura com a pecuária. A cidade, que possui dois biomas, segue este mesmo exemplo na área de transição do cerrado para a Floresta Amazônica, devido à devastação de pastagens anteriormente.

O município de Brasnorte, na região norte do Mato Grosso (MT), conta com um rebanho de 400 mil cabeças e, nos últimos 2 anos, com a degradação das pastagens ao longo do tempo, os produtores estão passando por um processo de integração da agricultura com a pecuária.

“É um momento muito importante na história do município e a procura é muito grande por parte de outros produtores pelo conhecimento e tecnologia necessários para essa mudança”, diz Aldo Resende Júnior, Presidente do Sindicato Rural de Brasnorte.

A parte sul da cidade faz parte do bioma cerrado e já é dominada pela agricultura há aproximadamente 30 anos, onde cerca de 300 mil hectares são de lavouras. Já a outra parte do município é uma área de transição entre cerrado e floresta amazônica, nesse local a pecuária é predominante e, agora, está ocorrendo à integração com a agricultura.

Por: João Batista Olivi, Estela Facchin e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado