DA REDAÇÃO: USDA mantém números da soja divulgados no mês de maio

Publicado em 12/06/2013 13:39 e atualizado em 12/06/2013 16:59
Grãos: Novo relatório de oferta e demanda do USDA manteve os números da soja divulgados em maio. Para o milho e o trigo, os números vieram acima das expectativas do mercado situação que pressiona negativamente as cotações futuras na CBOT. Departamento norte-americano deve anunciar novo relatório no final do mês com números atualizados de área, produção e produtividade da safra dos EUA.

O USDA (Departamento da Agricultura dos Estados Unidos) divulgou novo relatório de oferta e demanda dos EUA e mundial nesta quarta-feira (12). Segundo o analista de mercado da Safras & Mercado, Flávio França, o relatório foi neutro para a soja, já que o departamento manteve os números reportados no mês de maio.

Em contrapartida, os números do trigo e milho acima das expectativas do mercado que esperava uma redução maior nos estoques norte-americanos para os dois produtos. Essa situação já refletiu no mercado, e os futuros das duas commodities operam do lado negativo da tabela no pregão regular desta quarta-feira, na Bolsa de Chicago.

Apesar das commodities agrícolas registrarem preços mais baixos na sessão de hoje, o analista alerta que cotação da soja da safra nova, acima de US$ 13/bushel é um preço remunerador e os produtores devem participar do mercado. “O cenário é o mesmo para o milho e o momento também é interessante para os agricultores”, destaca França.

Já para o trigo, o analista destaca que os produtores que comercializarem o cereal agora terão uma boa rentabilidade, mas o produto ainda pode apresentar repiques de alta na entressafra entre junho e julho. “No trigo, não há a mesma pressa em vender como existe na soja e no milho”, afirma França.

O analista ainda ressalta que USDA deverá anunciar novo relatório no final do mês com números atualizados de área, produção e produtividade da safra dos EUA. E que o relatório desta quarta-feira, apenas atualiza os números da safra velha, e ajusta números referentes à safra nova, mas não é definitivo.

Clique aqui e confira os números divulgados pelo USDA nesta quarta-feira (14).

Por: João Batista Olivi/Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado