DA REDAÇÃO: Manifestação dos produtores no MT reúne mais de mil pessoas

Publicado em 14/06/2013 14:29 e atualizado em 14/06/2013 15:59
Cuiabá-MT: Manifestação em Mato Grosso foi pacífica, com distribuição de alimentos para os caminhoneiros. Motoristas apoiaram produtores, pois também temem ser prejudicados com a redução na oferta de alimentos. Estado tem 5 áreas de conflitos com a Funai.

No Mato Grosso, o manifesto contra as demarcações de terras indígenas no Brasil, reuniu mais de mil pessoas, entre produtores rurais e lideranças do setor.

O Deputado Federal, Nilson Leitão (PSDB/MT), presente na manifestação, afirmou que o modelo de demarcações da Funai já está ultrapassado e o governo federal não se preocupou com isso: “A necessidade de transformação desse modelo vem sendo avisada há muitos para o governo, mas a omissão e a forma ideológica como tratam essa questão causou uma divisão na sociedade, colocando índios contra produtores e vice-versa, sendo que esse não é o caminho, existem várias formas de se resolver isso”.

Nilson ainda diz que esse assunto não pode ser tratado de forma unilateral e que a Funai não pode dar todo o atendimento em termos de áreas para os índios, mas não cuidar deles como pessoa humana.

Quanto a CPI da Funai, o deputado afirma ser necessário, no mínimo, 171 assinaturas , e já foi obtido 240, portanto já está protocolada na mesa da Câmara Federal e aguarda na fila, que ainda tem 5 protocolos na frente.

Por: João Batista Olivi, Eduardo Silva e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família