DA REDAÇÃO: Mobilização contra as demarcações de terras indígenas foi vitoriosa, afirma presidente da FPA

Publicado em 14/06/2013 14:32 e atualizado em 14/06/2013 15:45
Mobilização nos 10 Estados foi vitoriosa. Além de ordeira e pacífica, conseguiu a adesão da sociedade que se solidarizou com o drama dos agricultores - ameaçados de perderem suas terras. No RS a movimentação aconteceu em 5 regiões do norte gaúcho.

Os produtores rurais se mobilizaram nesta sexta-feira (14) contra o processo de demarcações de terras indígenas no país. A manifestação dos agricultores aconteceu nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Pará, Bahia, Roraima e Maranhão.

Para o Deputado Federal e presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), Luis Carlos Heinze (PP-RS), a mobilização foi vitoriosa e além de ordeira e pacífica conseguiu a adesão da sociedade brasileira que se solidarizou com o drama dos agricultores que correm o risco de perderem suas terras. Ao longo do dia, os produtores distribuíram panfletos explicativos nas rodovias do país. No RS a movimentação aconteceu em 5 regiões do norte gaúcho.

“As pessoas recebem os folhetos e entendem o movimento, tenho certeza que também no restante do país está sendo assim”, ratifica o parlamentar.

Os processos de demarcações de terras indígenas causam preocupação e intranquilidade aos produtores rurais de várias regiões do país. O deputado destaca que somente no RS, a questão envolve cerca de 100 mil hectares e 4 mil pequenos produtores. Já nos estados da Bahia, Tocantins, Maranhão os conflitos agrários também atingem os assentados e os pequenos agricultores.

“Eles não são invasores, é gente que tem escritura pública, título de posse, documento, estamos defendendo essas pessoas. Em todo o país, são milhares de produtores que estão sendo injustiçados pela forma como a Funai e o Ministério da Justiça estavam conduzindo os processos de demarcação”, afirma Heinze.

Paralelo a esse cenário, o deputado sinaliza que é preciso regras claras para as demarcações de terras indígenas. “Vamos trabalhar em cima da regulamentação do artigo 231, projeto do Deputado Federal, Homero Pereira (PSD-MT), queremos esse projeto aprovado rapidamente no Congresso Nacional”, explica o deputado.

Além disso, os parlamentares também buscam a reedição da Portaria 303 da AGU (Advocacia Geral da União), e da PEC 215 que tira o poder da Funai em decidir sozinha sobre os processos de demarcação.  “Vamos continuar a pressão até que tenhamos regras claras e a legislação que Funai tenha que obedecer, seja de acordo com a Constituição de 88  e não tenha uma dupla interpretação. A interpretação deve ser única em qualquer Estado da federação e inclusive em Brasília”, diz Heinze.

 

Por: João Batista Olivi/Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado