DA REDAÇÃO: USDA divulga novo relatório amanhã (28) e expectativa é de aumento na área de plantio da soja

Publicado em 27/06/2013 19:03 e atualizado em 27/06/2013 19:49
Soja: Em mais uma sessão volátil, mercados terminam em campos mistos em Chicago. Investidores se posicionam cautelosas antes de um importante relatório do USDA a ser divulgado nesta sexta-feira (28). Expectativa é de aumento para a área da soja e diminuição para o milho.

 

Nesta próxima sexta-feira (28) o USDA (Departamento de Agricultura dos EUA) divulga um novo relatório, dessa vez com a efetiva área plantada no país, ao contrário do último relatório de março, que mostrava apenas uma referência da intenção de plantio.

De acordo com o analista de mercado, Flávio França Júnior, a expectativa é que o número da área de plantio da soja seja maior em relação ao anterior e do milho menor, em função dos problemas com excesso de umidade: “Com a expectativa de uma área maior para a soja e a recente melhora no clima dos EUA, o cenário de preços para a nova safra é negativo”.

Porém, a demanda continua firme, hoje o USDA reportou a venda de 451 mil toneladas de soja da safra nova, sendo 360 mil apenas para a China. No entanto, Flávio afirma que em 2014, com uma área de plantio maior nos EUA e, possivelmente, também na América do Sul, se não ocorrer problemas climáticos, a safra será cheia e mesmo com uma demanda firme os preços não vão conseguir manter os patamares elevados do ano passado e de boa parte deste ano.

“A previsão para a temporada 2014 é de preços entre US$ 12,00 e US$ 13,00 por bushel, o que, se comparado aos últimos 5 anos, ainda está na média histórica, mas é inferior aos níveis atuais”, diz Flávio.

Já para a safra velha o mercado não deve cair devido à falta de estoque nos EUA. Até agosto os preços ficarão altos e o produtor pode ainda vender em um nível razoável.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado