DA REDAÇÃO: Paralisações dos caminhoneiros impactam o agronegócio brasileiro

Publicado em 01/07/2013 13:02 e atualizado em 01/07/2013 17:34
Logística: Paralisações nas estradas podem trazer grande impacto para o agronegócio. O frete é item significativo no custo do escoamento da safra. Altos valores do frete e restrições em infraestrutura no país, situação que afeta a rentabilidade dos transportadores.

Os caminhoneiros realizam manifestações em várias rodovias do país nesta segunda-feira (01). A expectativa é que a paralisação dos transportadores brasileiros dure 72 horas. O setor protesta contra os altos preços do óleo diesel e as elevadas tarifas de pedágios.

Segundo o Coordenador de Infraestrutura Logística da Fundação Dom Cabral, Paulo Resende, a situação impacta o agronegócio brasileiro, uma vez que o frete é um item significativo no custo do escoamento da safra. “Temos uma equação complicada, que é o aumento no valor do frete com tendência de continuar, juntamente com a restrição de infraestrutura cada vez maior”, afirma.

O cenário também impacta o rendimento dos transportadores brasileiros. Por outro lado, a expectativa é que os problemas continuem, já que nenhuma medida foi tomada para modificar a situação de infraestrutura e logística da safra anterior. Os problemas são os mesmos, insuficiente capacidade de armazenagem, dependência do modal rodoviário e situação nos portos brasileiros.

Na visão do coordenador, uma das soluções para os impasses do setor seria aumentar a capacidade de armazenagem na origem. “Temos tecnologia e capacidade, precisamos de incentivo e financiamento para aumentar a capacidade de armazenagem. Hoje, os produtores têm que escoar a produção o mais rápido possível e quando faz isso, superlota o sistema logístico de transportes, criando as famosas filas e aumento no valor do frete”, explica Resende.

Se houvesse investimentos nesse setor, os agricultores do país poderiam trabalhar com os preços de forma melhor, aumentando as margens de lucros e comprando o transporte sem muita pressão. Além disso, o coordenador destaca que nos corredores logísticos de escoamento da safra no Brasil, há uma concentração de grandes volumes em poucos corredores, cujo destino é Porto de Santos e Paranaguá.

“Se o Governo incentivar a oferta de transportes nesses corredores poderá garantir uma oferta maior. As soluções para os problemas se aproximam de uma solução de guerra, o ideal seria que tivéssemos a solução com tranqüilidade. O Brasil deixou de planejar o seu futuro há muito tempo. Produtores devem contratar o frete o mais rápido possível, pois esse ano os valores podem apresentar um aumento de até 20%”, ressalta Resende.

Por: e Kellen Severo
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família