DA REDAÇÃO: Preços da soja avançam nesta quarta-feira (3) na Bolsa de Chicago
Na manhã desta quarta-feira (3), a soja opera em alta na Bolsa de Chicago. O mercado está animado, mesmo com o feriado da independência amanhã (4) nos EUA. Parte dessa reação é técnica, mas há também um pouco de suporte em relação ao clima.
Segundo Steve Cachia, Analista da Cerealpar, afirma que de modo geral o clima não é considerado normal, apesar de na parte principal do cinturão de soja e milho dos EUA, o clima estar favorável: “No oeste do país há uma onda de calor, com temperaturas até 20°F acima do normal, e no leste há tempestades, ventos fortes e enchentes”. Porém, esse tempo ainda não afeta a área de soja, mas cria uma especulação em relação ao clima daqui para frente, o que ajuda na recuperação dos preços.
Além disso, os contratos da safra velha continuam recebendo suporte porque os estoques estão historicamente baixos e dentro do atual cenário de demanda haverá necessidade de racionamento do produto, por meio do aumento dos preços.
As áreas de soja e milho vêm de um período de chuvas em excesso, consequentemente, há uma reserva hídrica no solo e no subsolo bastante elevada, ou seja, esse ano, mesmo que as temperaturas fiquem acima do normal e as chuvas abaixo do nível comum, esse tempo teria que durar algumas semanas para começar a ter um efeito negativo sobre a perspectiva de produtividade. Cachia diz que não acredita em uma super safra com produtividade recorde para este ano devido à maneira de como a temporada começou, mas isso não impede a possibilidade de uma safra cheia.
O trigo também apresenta boas altas nesta quarta (3) em Chicago. O grão tem reagido bem porque a oferta não será tão grande como se esperava e há uma nova demanda para os EUA, que vem do Brasil e da China.
Devido ao feriado norte-americano amanhã (4), o mercado nos EUA encerra a operação hoje (3) às 14h e retorna na próxima sexta-feira (5) às 10h30.