DA REDAÇÃO: Produtor deve integrar diversas medidas no controle de pragas

Publicado em 11/07/2013 14:11 e atualizado em 11/07/2013 18:40
Helicoverpa: Na última safra, prejuízos com o ataque da lagarta chegaram a R$ 2 bilhões. Mapa sugere que produtores rurais adotem medidas, além do controle químico, práticas de manejo integrado de pragas, rotação de culturas entre outras ações. Setor também solicita que o Governo libere R$ 700 milhões prometidos para o seguro agrícola.

De acordo com a Aprosoja, somente na última safra os prejuízos causados pela lagarta helicoverpa chegaram a 2 bilhões de reais. O Ministério da Agricultura sugere uma série de ações que fazem parte de um manejo integrado de pragas.

 “O caminho que o produtor terá que adotar é a integração de uma série de medidas e não somente o controle químico, como o manejo integrado de pragas, a rotação de culturas, a obediência ao calendário de plantio e o controle biológico, que é uma ferramenta importante”, afirma Calos Franz,Diretor Substituto do Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Além disso, o setor também pediu para que o governo libere os 700 milhões de reais prometidos no Plano Safra para o seguro agrícola. Segundo a Aprosoja, no ano passado o dinheiro prometido teria sido contingenciado, o que prejudicou diversos segmentos.

Por: e João Batista Olivi E
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SugarCane Global Summit debate desafios e caminhos para o futuro do setor sucroenergético
Pecuaristas encerram a semana reduzindo oferta de animais em SP; Grão , farelo e óleo de soja têm dia de queda em Chicago
Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família