DA REDAÇÃO: Em Sananduva (RS), produtores aguardam saída pacífica de índios após a invasão de uma propriedade

Publicado em 15/07/2013 13:57 e atualizado em 15/07/2013 16:04
Produtores rurais gaúchos cercam uma propriedade em Sananduva (RS), nesta segunda-feira (15), invadida por índios kaingangues no domingo à noite. Segundos os agricultores, ativistas da Funai e de ONGs internacionais influenciaram 100 índios a tomar a pequena propriedade, de 2,5 hectares. A resistência continua.

Neste último domingo (14), em Sananduva (RS), 100 índios Kaingang invadiram uma propriedade de 2,5 hectares. Eles saíram do município de Cacique Doble e invadiram a propriedade durante a noite.

Nesta segunda-feira (15) pela manhã, produtores rurais da região cercaram a propriedade e os índios se encurralaram e negociaram uma saída pacífica do local durante esta tarde, a qual os agricultores aguardam.

De acordo com o produtor rural, Ademar Benetti, a Funai e algumas ONG´s internacionais influenciaram os índios a invadir essas terras.

O Governador do Rio Grande do Sul (RS), Tarso Genro, está hoje (15) na cidade de Erechim (RS) entregando máquinas para as prefeituras da região e os produtores de Sananduva tentarão contatá-lo para pedir que ele intervenha em Brasília para acabar com as brigas no campo e também para arranjar um lugar para os índios e deixar os produtores trabalharem com tranquilidade.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado