DA REDAÇÃO: Em Sananduva (RS), índios atacam agricultores com pedras e paus
Há uma semana, no domingo (7), índios Kaingang invadiram uma propriedade de 2,3 hectares em Sananduva (RS). Nesta segunda-feira (15) pela manhã, produtores entraram em acordo com os índios para que eles deixassem de forma pacífica o local. No entanto, isso não aconteceu e houve um conflito.
Os índios haviam pedido para que os agricultores não ficassem na comunidade no momento em que eles estivessem se retirando, porém, quando a maioria das pessoas já havia se retirado do local, os índios atacaram com pedras e paus os produtores que ainda estavam presentes.
3 agricultores foram encaminhados ao hospital com ferimentos graves e, no momento, 2 já se recuperam bem, porém 1 produtor teve que ser encaminhado a um hospital de Passo Fundo (RS) devido à sua condição. Após o conflito, a polícia conseguiu controlar a situação e os índios desocuparam a área.
Há 8 anos, os índios Kaingang reivindicam uma área de 1.916 hectares, onde existem 152 propriedades de agricultura familiar e há 2 anos, o grupo indígena já havia invadido 4 propriedades da região. Durante toda a semana as comunidades fizeram vigília em torno da propriedade invadida no dia 7, enquanto aguardavam a decisão da justiça de reintegração de posse que, até o momento, não saiu.
O Coordenador do Sindicato da Agricultura Familiar de Sananduva, Sidimar Lavandoski, afirma que com violência eles não conseguirão resolver a questão e que os produtores continuam organizados até que o governo tome uma posição: “Na nossa luta o alvo não é o índio e sim o estado, que precisar alterar a Constituição para garantir o direito do agricultor”.