DA REDAÇÃO: Qualidade do arroz é importante para comercialização

Publicado em 25/07/2013 13:28 e atualizado em 25/07/2013 17:16
Armazenagem: Qualidade do arroz é imprescindível na hora da comercialização. Agricultor tem que produzir um arroz de qualidade, com boas práticas de cultivo e colheita, que deve ser feita no ponto certo e com, no máximo, 23% de umidade. Para qualidade ser mantida, agricultor precisa ter um fluxo de equipamentos que permita que este arroz transite com boa qualidade.

A qualidade do arroz é fundamental na hora da comercialização para o consumidor final, por isso os sacos que embalam o arroz são transparentes. Além disso, o grão é classificado por tipo, tamanho e quantidade de quebrados.

A qualidade do arroz é produzida no campo, uma vez que não é possível aprimorá-lo, posteriormente, com máquinas ou equipamentos. O Engenheiro Agrônomo, Armando Portas, diz que para a produção de arroz é importante a variedade utilizada, as práticas de cultivo, a existência ou não de pragas durante a safra e até a forma como a colheita é realizada, uma vez que ela pode afetar a qualidade do arroz.

O grão tem que ser colhido com, no máximo, 23% de umidade e com máquinas previamente limpas. O transporte também precisa ser realizado em caminhões limpos para se fazer a pré-limpeza e a secagem, o que não pode ultrapassar 24 horas.

Para o produtor conseguir manter a qualidade do arroz adquirida no campo é necessário um fluxo de equipamentos para que esse grão transite usando todos os parâmetros técnicos necessários para se obter um bom produto final.

Por: Kellen Severo e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado