DA REDAÇÃO: Royalties – Produtores não são obrigados a assinar o acordo com a Monsanto, diz o presidente da Aprosoja Brasil

Publicado em 25/07/2013 14:14 e atualizado em 25/07/2013 15:11
Royalties: Presidente da Aprosoja Brasil diz que produtor é que possui poder de decisão a respeito do acordo com a Monsanto. Qualquer produtor pode fazer sua demanda judicial caso não queira aceitar situação proposta junto à Famato e Aprosoja. Produtor também tem o poder de decidir qual variedade de soja será plantada.

A Monsanto confirmou que irá dar desconto na compra da soja Intacta RR2 PRO para colocar fim na disputa judicial envolvendo a cobrança de royalties da soja, resistente ao herbicida glifosato. Entretanto, para ter acesso ao desconto os produtores terão que assinar um termo em que se comprometem a não entra com ações na justiça para cobrar os valores pagos pela RR desde o ano de 2010, quando a patente teria vencido, conforme acreditam os agricultores e lideranças do setor.

A empresa concederá R$ 18,50 de desconto por hectare nos próximos quatro anos, sobre a taxa de R$ 115,00 da tecnologia, que deverá ser pago junto à semente. As informações do acordo sobre o pagamento dos royalties firmado pela Famato, Monsanto e Sindicatos Rurais de Mato Grosso foram divulgadas nesta quarta-feira (24).

Segundo o presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, cada produtor tem o poder de decisão a respeito do acordo. E os produtores têm a opção de entrar com uma ação individual contra a empresa e não assinar o acordo. “Não é obrigatório assinar o acordo, o produtor rural deve decidir se vai plantar Intacta ou a soja convencional. E a Aprosoja Brasil serve como um fórum de discussão para os agricultores”, afirma o presidente da entidade.

Por: João Batista Olivi/Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado