DA REDAÇÃO: Produtores do RS não devem assinar acordo com a Monsanto

Publicado em 25/07/2013 14:16 e atualizado em 25/07/2013 16:22
Royalties: Presidente do Sindicato Rural de Santiago (RS) lembra que seu estado é autor de uma ação que reivindica o que foi pago indevidamente pela soja RR1. Segundo presidente, ação será mantida, mesmo com acordo feito pelos produtores de MT, pois a soja intacta foi menos produtiva do que variedades já presentes na região.

O Rio Grande do Sul (RS) é autor de uma ação judicial que reivindica a Monsanto o reembolso para os produtores rurais sobre os valores pagos indevidamente pelos royalties da soja RR1.

De acordo com o Presidente do Sindicato Rural de Santiago (RS), Julio Freitas, os produtores do estado continuarão seguindo a mesma linha: “Na última safra, com condições climáticas favoráveis, nós já percebemos que a variedade de soja Intacta foi menos produtiva do que o usualmente produzido na região, então o aumento da produtividade pela soja RR2 não foi confirmado e, além disso, nós temos diversas razões para que os produtores não assinem acordo com a Monsanto”.

Nenhuma liderança pode impor o acordo com a multinacional para o produtor que faça parte do quadro associativo a não ser que ele mesmo concorde. Julio recomenda aos sojicultores que se quiserem utilizar a tecnologia, que utilizem e paguem o preço de mercado estipulado pela Monsanto se o negócio for viável, mas que não façam acordo para desistir dos seus direitos.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado