DA REDAÇÃO: Previsão de chuva no interior do Paraná pode salvar trigo prejudicado pelas geadas

Publicado em 30/07/2013 14:03 e atualizado em 30/07/2013 15:44
Clima: Confira a previsão do tempo para as principais regiões produtoras do país. Acompanhe a participação de produtores com perguntas sobre o comportamento climático por todo o Brasil.

Nesta terça-feira (30), uma massa de ar seco está em todo o Brasil, o que deixa o tempo aberto no Centro-Oeste, no Sul e no Sudeste. Nesta próxima quarta-feira (31), será mais um dia seco e ensolarado no país, com previsão de chuva apenas para o extremo norte do Brasil e também chuvas isoladas ao longo da faixa leste do Nordeste.

Na região Sul o tempo permanece seco e ensolarado e a previsão é de temperaturas mais altas. Hoje (30) no Rio Grande do Sul (RS) a temperatura está em 28°C e amanhã (31) poderá ultrapassar os 30°C, isso significa que os ventos estão mudando de direção e deverão mudar o clima também. A previsão é de que na próxima quinta-feira (1) uma frente fria chegue à região Sul, trazendo chuvas principalmente para o RS. Entre o final desta semana e o início da próxima semana essa chuva deve avançar, atingindo áreas do interior do Paraná. A chuva deverá ser isolada, mas poderá salvar o restante das lavouras de trigo do estado, que foram bastante prejudicadas com as geadas na última semana.

A região central do Brasil irá permanecer com tempo seco, o que significa que existe um bloqueio atmosférico.  Portanto, a previsão é de chuva apenas para a região Sul e o sistema não deve avançar a ponto de trazer outra massa de ar polar para o centro sul do país.

Por: João Batista Olivi, Desirée Brandt e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado