DA REDAÇÃO: Medidas de apoio à citricultura chegaram tarde demais para muitos produtores

Publicado em 02/08/2013 13:09 e atualizado em 02/08/2013 17:20
Citricultura: Produtores de laranja conseguiram garantir o pagamento de subvenção, que havia sido feita no ano passado ao Governo. Citricultores também fizeram reivindicações para o refinanciamento de dívidas e para a liberação de crédito a fim de poder erradicar os pomares improdutivos. Produtores fizeram manifestação em Brasília antes do anúncio.

Nesta última quinta-feira (1), o governo anunciou medidas para apoiar os citricultores. Há 2 anos os preços da laranja estão baixos e desde maio do ano passado o setor já vinha pedindo apoio ao governo, como a renegociação das dívidas e medidas que auxiliassem os preços. No entanto, para muitos produtores esses recursos chegaram tarde demais, já que cerca de 2 mil propriedades deixaram a atividade ao longo dos últimos 2 anos.

“Na região central do estado de São Paulo (SP) existe o cinturão produtor de laranja, onde há comércios, municípios e empresas, que giram em torno da laranja, e com a falta de políticas do governo, a atividade está acabando”, afirma Frauzo Ruiz Sanches, Presidente do Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga.

Muitos citricultores que abandonaram a atividade migraram para a cana-de-açúcar e uma grande maioria não está produzindo e sim fazendo arrendamentos para tentar conseguir recursos adiantados de alguns anos de arrendamento com o objetivo de pagar as dívidas da laranja.

Entre as medidas anunciadas pelo governo, a mais importante para os produtores foi o pagamento dos leilões de Pepro que, desde o ano passado, não foi recebido.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado